Cl Cardinal Hummes, O.F.M. Cl Cardinal Hummes, O.F.M.
Function:
Prefect of the Congregation for the Clergy
Title:
Cardinal Priest of Sant'Antonio da Padova in Via Merulana
Birthdate:
Aug 08, 1934
Country:
Brazil
Elevated:
Feb 21, 2001
More information:
www.catholic-hierarchy.org
Send a text about this cardinal »
View all articles about this cardinal »
Portuguese Para Dom Cláudio  Hummes, Lula é católico
Apr 08, 2005
Ao lado do cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eusébio Scheid que na véspera dissera que o presidente Lula “é caótico, e não católico” o cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, deu ontem uma opinião bem diferente sobre a religiosidade de Lula.

(oglobo.com.br, 07/04/2005) CIDADE DO VATICANO. “Ele é um homem que se considera católico, que se declarou católico. E tem comungado mais vezes comigo. Eu o considero católico.”

Dom Eusébio que jantava com Dom Cláudio e o cardeal-arcebispo de Brasília, Dom José Freire Falcão, ouviu calado a declaração do cardeal. Sua opinião, por escrito, estava pendurada no quadro de avisos do Colégio Pio Brasileiro, onde os três estão hospedados.

O presidente, segundo a nota do arcebispo do Rio afixada no quadro do colégio, não é “suficientemente católico”. Na véspera, Dom Eusébio criticara as posições de Lula, citando o diálogo do presidente com grupos gays e o fato de seu partido, o PT, ter defendido o aborto.

Para Dom Cláudio, Lula é um “grande pai”

A polêmica sobre o catolicismo de Lula marcou uma divisão entre Dom Eusébio e Dom Cláudio, considerado progressista e citado na imprensa internacional como forte candidato a sucessor de João Paulo II. Ontem, mal desembarcou em Roma, para o funeral do Papa, o arcebispo de São Paulo foi abordado por jornalistas, interessados em saber se ele tinha a mesma opinião de Dom Eusébio sobre Lula.

“O presidente Lula eu conheço desde que ele se fez como líder sindical, depois líder político. Ele é cristão a seu modo, católico a seu modo” disse Dom Cláudio.

O arcebispo de São Paulo se referiu a João Paulo II como “um grande pai, irmão e orientador” e, especialmente “um grande amigo”. Apesar de o Papa ter sido conservador em questões morais, condenando o uso de contraceptivos e o aborto, ele preferiu lembrá-lo como um defensor dos operários.

Dom Cláudio contou que conheceu o Papa em 1978. Os dois conversaram durante 40 minutos sobre vários assuntos, especialmente os movimentos operários. Na época, disse, o movimento sindical já se rebelava contra o regime comunista na Polônia, terra do Papa. E no Brasil começavam “as movimentações no ABC paulista”.

Trecho de nota de Dom Eusébio é omitido no Brasil

Os dois voltaram a se encontrar no Brasil, durante a visita de João Paulo II a São Paulo. Chovia, e Dom Cláudio - na época bispo de Santo André - era o único com guarda-chuva. Ficou o tempo todo ao lado do Pontífice, protegendo-o da chuva. Imagens dos dois juntos rodaram o mundo.

“Depois houve reclamação porque o bispo de Santo André, que era meio subversivo, estava muito em evidência” contou Dom Cláudio referindo-se a ele próprio.

Dom Eusébio divulgou ontem uma nota de esclarecimento sobre suas declarações na véspera. “Faço questão de sublinhar que jamais desrespeitei a autoridade constituída ou legitimamente eleita, muito menos a do nosso presidente da República”, disse.

A nota divulgada na Itália contém um trecho suprimido na versão divulgada no Brasil: “Não me parecia que o assunto do Espírito Santo fosse da alçada do nosso senhor presidente, dado que nas matérias de fé, de moral e de ética da nossa Igreja ele me parecia mais confuso, ambíguo (caótico) do que lídimo, e claro, isto é, não suficientemente católico”, explicou.

O Palácio do Planalto nada comentou oficialmente. Assessores de Lula disseram que as declarações de Dom Eusébio são graves e não condizem com o tom que deveria ser usado por um religioso.
35 READERS ONLINE
INDEX
RSS Feed
back to the first page
printer-friendly
CARDINALS
in alphabetical order
by country
Roman Curia
under 80
over 80
deceased
ARTICLES
last postings
most read articles
all articles
CONTACT
send us relevant texts
SEARCH